top of page

Inteligência Feminina (ou da Mulher)?

Desde que o livro “A Inteligência Feminina” foi lançado, as pessoas me perguntam qual é a diferença entre ela e a inteligência da mulher. Elas não só são bem diferentes, como a Inteligência Feminina os homens também têm...


Quando falamos de Inteligência Feminina, é comum as pessoas acharem que estamos nos referindo à inteligência da Mulher.


Várias pessoas, mesmo especialistas, logo confundem e acham que ela é a mesma inteligência que, frequentemente, a gente encontra mais entre as mulheres, que é a Inteligência Emocional.


Mas, a Inteligência Feminina não é só a inteligência das mulheres, especialmente porque o Feminino é mais que a mulher: ele existe em qualquer ser vivo.


No nosso livro, tivemos a oportunidade de mostrar com clareza o que é o Feminino e que Feminino não é mulher. Ele é uma parte importante dela, mas toda mulher também tem em si o Masculino, a energia masculina.


Jung dizia que todo ser humano é composto pela união destas duas energias, destes dois lados da polaridade. É daí que vem a ideia, já bem conhecida, de que todo homem tem um “lado feminino”.


Isto também pode ser observado naquele desenho oriental, que mostra as duas metades que se complementam, o círculo do Yin - Yang. Toda mulher é um veículo do Feminino, mas existe nela um ponto Masculino. O contrário acontece com o homem.


Também no nosso livro, tivemos a oportunidade de analisar com mais profundidade as diferenças entre estas duas energias. O Masculino pode ser relacionado à reta, ao sol, à luz, à divisão, ao número 1 e o Feminino é mais ligado ao círculo, à lua, à sombra, à união e ao 0. Aliás, é isto que explica porque existem características que são mais comuns em homens ou em mulheres.


A vontade de ser sempre o número 1, de competir, desde pequenos disputando quem tem o pai mais importante, quem é o mais rápido, o mais forte, o maior... é certamente mais comum, desde criança, nos homens.


Já o desejo de se unir, de estar junto, de apoiar o outro para que ele cresça, se desenvolva, é mais frequente nas mulheres. E, como se vê, não se trata de estereótipos ou ideias preconceituosas, mas da expressão de uma tendência natural, criada pelo tipo de energia que vibra com mais intensidade na sua própria natureza. (Embora sempre haja quem “ache” que estas diferenças são só culturais ou fruto de algum tipo de educação...)


Mas, ainda que existam diferenças mais comuns, tanto o Feminino transcende a mulher, como o Masculino, o homem. É por isso que os homens também têm a Inteligência Feminina.


Enfim, na medida em que vai ficando claro para nós que o Feminino é a energia da União, da participação, de não se destacar, mas fazer parte do conjunto podemos perceber por que a Inteligência Feminina não é apenas a inteligência da mulher... Ela é, na verdade, a Inteligência Cooperativa.

bottom of page