top of page

Você tem ideia do que uma boa Autoestima pode fazer por você?




Sabe aquela sensação boa, inesquecível, de se sentir bem consigo mesma?

autoestima com Dra. Hebe
imagem freepik

(Aquela que nós só sentimos, quando não estamos com medo de julgamentos negativos. Ou de ficar deprimidas com críticas desconstrutivas. Ou, se não nos deixamos abater com atitudes de desrespeito...)

A sensação gostosa que a gente tem, quando nos sentimos um alguém, quando acreditamos que temos mesmo valor e que podemos sim, confiar em nós mesmas!

Uma boa dose de Autoestima pode fazer você se sentir assim, o tempo todo!

A Autoestima nos dá a certeza de que a nossa opinião, em um assunto que conhecemos, conta. De que as nossas ideias têm peso, têm importância, em uma negociação da qual fazemos parte e que os nossos sentimentos, independentemente de qualquer coisa, merecem respeito.

Só uma boa Autoestima nos permite viver isso, plenamente.

E, só a Autoestima nos protege quando alguma pessoa nos trata como se não tivéssemos valor nenhum, quando querem nos fazer acreditar que as nossas contribuições não valem nada e que os nossos sentimentos não precisam ser levados em consideração!

A Autoestima nos faz acreditar no nosso valor. Ela nos dá a coragem para ser quem verdadeiramente somos, sem dar tanta bola para aquelas “opiniões alheias”... (especialmente as não solicitadas!) o que afasta o perfeccionismo.

E nos dá segurança, a certeza da nossa capacidade de dar o próximo passo. Sem medo de sermos julgadas e condenadas, mesmo quando falhamos – o que nos leva a superar a procrastinação e o medo de decidir.

Ela nos dá autoconfiança e a coragem para nos expressarmos, eliminando a timidez e o medo de falar em público e tornando possível a gente dar a nossa opinião, de forma assertiva.

E, naturalmente, quem sabe a diferença entre amor e pena, também identifica claramente a diferença entre Autoestima e autopiedade...

Por isso, a pessoa que tem Autoestima não tem pena de si mesma, mas tem a coragem e a força para enfrentar suas dificuldades e desafios.

A Autoestima também pode nos dar uma base sólida, fundamental para termos a saúde mental preservada.

Ela nos protege tanto da Ansiedade, como da Depressão e do Pânico.

E ela é o recurso mais importante para ajudar você a se encontrar consigo mesma e a ter relacionamentos saudáveis, onde existe respeito mútuo. Aquela que se ama, reconhece quem a ama também! Então, ela identifica e atrai, para a sua vida, relações saudáveis, cheias de alegria e prazer!

Sem Autoestima, somos levadas a acreditar que não merecemos o que há de melhor, de que não estamos à altura das coisas boas que nos oferecem e de que não temos capacidade de lidar com dificuldades (naturais da vida, aliás) e de superar os obstáculos do nosso dia a dia.

E, também, a Autoestima nos ajuda a aproveitar as oportunidades!

Porque só quem se ama, acredita que merece o melhor da vida e aceita, com alegria, o que a vida tem de bom e as melhores chances que passam na sua frente.

 

 

 

Comments


Dra. Hebe de Moura

acrescer_azul_edited.jpg
bottom of page