Buscar
  • dra. Hebe de Moura

Terapia pode ajudar? Conheça os métodos: "TemQuê" e "Como" (I)


Quando a gente fala, parece que o método do "Tem Quê" é alguma terapia oriental, não é mesmo? Mas é apenas aquele método em que o especialista diz a você o que você "Tem que fazer” para melhorar.

Isso não seria um problema, se não fosse o fato de que, em geral, esse método para por aí! Ele não diz como se pode fazer isso. Por exemplo: Você compra uma revista que diz que vai te ajudar a reorganizar as suas finanças, que estão em sérios problemas. Só que, quando termina de ler o artigo, você percebe que, em resumo, na verdade, tudo o que ele diz é: Economize. E eu pergunto: Você acha que, se você soubesse como economizar, estaria nesta situação? Ou uma pessoa procura um especialista em obesidade, que usa o método do "Tem Quê" e ele diz a ela que ela "Tem Que": comer mais vegetais, evitar bolos de chocolate e coxinhas e reservar um tempo para fazer ginástica... Fala sério: Você acha que se ela conseguisse fazer isto, se soubesse como conseguir fazer isto, ela teria ido pedir ajuda para emagrecer? Ou melhor ainda, uma pessoa compra um livro, sem saber que ele adota este método, o do "Tem Quê", para obter ajuda para sair da Depressão em que se meteu... E, no fim o que o livro diz é: Você "Tem Que” Reagir, Você "Tem Que” dizer não à Depressão! Sabe o que as pacientes costumam me dizer, depois de ler um livro desses? “Eu tentei, doutora, eu disse não, mas a Depressão não foi embora... e eu não sei como reagir!”

E esse método aplicado às Palestras, então? Não é difícil subir em um palco para divertir e animar uma plateia com piadas, brincadeiras ou até truques de mágica ou efeitos especiais... E depois finalizar, dizendo o que elas "Tem Que" fazer: "Você "Tem Que" ser uma pessoa mais animada!", ou mais alegre, ou ficar mais atenta e presente nas suas tarefas, ou estar motivada e comprometida com o trabalho... Pode até ser um bom divertimento, mas quanto tempo você acha que isso vai ficar na cabeça das pessoas? De que pode adiantar dizer para uma pessoa com Depressão que “Você tem que reagir”? Ou para um funcionário antigo que “Você tem que se envolver mais com as suas tarefas”? Qual é a transformação que isso vai promover, realmente?

Esse método foi muito útil no passado, e ainda pode ser, quando as pessoas não sabem o que fazer... mas hoje, não é possível imaginar que alguém que esteja com as contas no negativo não saiba que "Tem Que" economizar. Ou que uma pessoa obesa não saiba que "Tem Que" fazer dieta e exercícios! Ou, pior ainda, que uma pessoa entregue à Depressão não saiba que "Tem Que" (e até mesmo que ela não queira) reagir...

(continua)


62 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • Branco Twitter Ícone
  • Ícone do App Instagram
  • LinkedIn - Círculo Branco

Adriana de Castro Assessoria de Comunicação

contato: adriana@adrianadecastro.com.br